Centro Sei Hiu de Estudos - Ordo Draculis Orientis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Resumo rápido do que vem a ser o estudo do Qi.

Ir para baixo

Um Resumo rápido do que vem a ser o estudo do Qi. Empty Um Resumo rápido do que vem a ser o estudo do Qi.

Mensagem  Uenzon Iukimura Dom Out 16, 2011 10:33 am

Deve haver uma força primordial,
mas é impossível localizá-la.
Eu acredito que ela exista, mas não posso vê-la.
vejo os seus sinais,
posso até mesmo senti-la,
mas ela não tem forma.

- Zhuang Zi, CAPITULOS INTERNOS, SÉCULO IV A.E.C.


Neste post eu vou ceder a palavra a um dos maiores mestres contemporâneos do uso do Qi, que fala especialmente para nós, que somos ocidentais. Roger Jahnke é médico especializado em aculpuntura e medicina chinesa, ele já produziu diversos seminários sobre o assunto e auxilia a diversos grupos de Chi Gong , Tai Chi e outras práticas no uso do Qi.

Muita da informação que você verá agora foi retirada do seu livro “A promessa de Cura do Qi” da editora Cultrix, porém com algumas inferências minhas.

Bom, comecemos do começo pelo conceito de Qi que todos conhecem. Qi(chi) é mais uma palavra dentre muitas outras que existem em diversas culturas para descrever um tipo de força essencial sem a qual nada nem ninguém poderia viver.

Se você nascesse no Egito e viesse a ler o livro dos mortos em busca da sabedoria antiga, por exemplo, chamaria essa força de Ka, a alma, a personalidade que anima o espirito(Ankh).

Se por acaso estivesse no Hawai e encontrasse um Kahuna(Mestre do caminho espiritual) provavelmente ele iria lhe contar sobre a Mana, a energia universal.

Os sábios gregos a chamam de pneuma, a origem de todas as coisas, o material de onde qualquer coisa se deriva.

Caso estivesse na União Soviética no período da guerra fria, poderia acabar se deparando com algum antigo projeto da extinta KGB(Agência Secreta Soviética) sobre a bioenergia, um fluido plástico que parece emanar de todas as formas de vida.

Na India, chama-se Prana(a energia vital que está no ar ao nosso redor), no Japão Ki. E de volta, estamos no Qi que pode ser traduzido como sopro vital. Esse termo provavelmente tem haver com o ultimo alento de um moribundo, onde quando após o ultimo suspiro, sobrevem a morte.

O chi, bem como o Chi Gong(Práticar/Cultivar o Chi) são estudos e práticas, como qualquer coisa tradicional na China, resultado dos estudos de observação da Natureza. Esse conhecimento está enraizado no nascer e no pôr-do-sol, da lua e das estrelas; no fogo e na água em suas multiplas manifestações. O Qi está em tudo e em todos os processos da vida, nós, seres humanos, nas plantas, nos animais, na transformação da lagarta em borboleta e etc.

A descoberta e uso desse tipo de energia é tão antiga que não existem registros de seu desenvolvimento, ao que eu explico: O primeiro livro escrito sobre o assunto, já trazia o Qi como uma prática sistematizada e teorias alicerçadas fortemente sobre vários princípios, o que significa que a arte já tinha sido praticada muito antes da mesma ser escrita.

Na China o uso dessa energia vital é comumente chamado de Tai Xuan(Tai Hsuan), o grande mistério. que na verdade não é um mistério tão grande. É uma verdade bem simples, como toda verdade deve ser.

“Antes do mundo existir, antes da infinidade de coisas existirem, o universo primordial era um vasto oceano indistinto de possibilidades...um nada ilimitado conhecido como Wuji”.

Wuji(Wuchi) é conhecido como o mundo perfeito, ou mundo primordial, um universo onde Qi se encontrava num estagio primario, sem diferenciação.

“Esse cosmo eterno, a origem de todos os conhecimentos, seres e coisas, é permeado por um recurso sutil, penetrante, invisivel: o Qi. Profundamente entranhado nessa piscina infinita e contínua de nenhuma realidade e possibilidades infinitas, movimenta-se um impulso que acabou por excitar o nada até que este se diferenciasse e se tornasse algo. De repente, a luz surgiu em contraste com a escuridão. O vácuo e a materia nasceram e foram permeados pelo onipresente Qi. Até hoje as estrelas, os planetas, os elementos, as plantas, os seres vivos e nós mesmos; tudo o que existe se movimenta dentro daquele campo original do Qi e é penetrado e influenciado por ele. O Qi é que faz com que os planetas mantenham as suas orbitas ao redor do sol. É o Qi que faz com que cada floco de neve seja diferente e o Qi é que produz as frases da lua e as marés. O Qi mantém a nossa saúde e o Qi é a força que está por trás da inteligência e das emoções. O Qi é a vitalidade que causa a evolução de um embrião minúsculo de células divididas para amadurecer na forma de um ser humano em tamanho natural. O deseja do chi da terra de se elevar e fundir com o Qi do céu é o que leva um pequeno broto a sair da semente...para cima, apesar da força da gravidade... e se tornar uma árvore gigantesca. O Qi é conhecido pelas expressões que encarna: o processo de cura, a criatividade que produz poesia e arte, a transformação dos girinos em rãs e das lagartas em borboletas. O Qi é a força vital, energia e consciência...é a essência por trás de todos os efeitos e influências e acontecimentos, assim como de todos os elementos, materiais e objetos.”

Então hoje vivemos no Tai Chi , o mundo da dualidade, claro e escuro, homem e mulher, céu e terra, o Qi se transformou e se diferenciou em dois estágios. E por isso todas as coisas que você percebe no seu mundo existem e isso inclui você. O fluxo desse elixir pelo seu ser e essa na diferença na polaridade permite que todas as coisas vivas se desenvolvam. Aprender a controlar esses fluxos ou seja usar o Qi Gong propicia saúde, longevidade e bem estar, além de melhorar os sentidos e a percepção do que está a sua volta.

A arte do sei hiu provém da Qi Gong(Chi Kung). É por meio dela que o sei hiu canaliza, transforma e dispersa essa energia primária, moldando a sua própria realidade começando consigo mesmo.
Uenzon Iukimura
Uenzon Iukimura
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/09/2011
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro - RJ

https://centroseihiu.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos