Centro Sei Hiu de Estudos - Ordo Draculis Orientis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kyus,Dans e o Honoo Shiken

Ir para baixo

Kyus,Dans e o Honoo Shiken  Empty Kyus,Dans e o Honoo Shiken

Mensagem  Kenji Kaitou Ter Nov 15, 2011 4:00 pm

Da organização dos discipulos e a primeira iniciação.


Acho que já devia ter comentado sobre esse assunto antes, mas acho que a medida que estou treinando a turma nova, essa necessidade incorreu de forma urgente. Nós, sei hius temos o nosso aprendizado dividido em níveis, ou esferas, KEN. Existem três kens básicos, que chamamos kyu , nesses três primeiros níveis o discipulo se descobre como um agente do cosmos e desperta o seu ki, aprendendo a canalização, controle e percepção dessa força em si e em todas as coisas, aprende também o programa básico contendo as doutrinas, ou oshierus, que são os grupos de mahous, ou seja magias, que culminam no ultimo kyu com a compreensão plena do mecanismo dos mais variados tipos de funcionamento de uma magia e o mesmo passa a criar as suas próprias e testando, aperfeiçoando e especializando a sua técnica.Uma vez que este feito tenha sido atingido o candidato pode receber a alcunha de tutor e pode ensinar a doutrina a outras pessoas interessada, pois recebe os segredos da sintonização dos simbolos e como efetuar a ritualistica de iniciação. Paralelamente a isso ele pode escolher continuar o treinamento se seu tutor tiver 1º dan ou superior e adentrar nos níveis superiores. Os dans, ou honras são concedidos aos tutores que por meio da contemplação e do estudo sobre a reisenshin, tocaram o seu eu interior e se tornaram UNO com o cosmos, recebendo um símbolo pessoal que representa as suas forças intimas e o seu aspecto como criatura/criador. Como já deve terem notados, os dans são concedidos aos discipulos que realizaram buscas sobre si mesmos, tentando entender suas proprias naturezas, seu inconsciente e despertar o seu quasar, a sua natureza divina, que culmina na união do ser como individuo e todas as coisas, ou seja, a parte com o todo. Podemos comparar essa busca como a busca pelo estado eterno de nirvana. Quando o individuo volta desta experiência, é banhado pela luz da eterna sabedoria e torna-se um arauto das vontades do cosmos, para o primeiro nivel a omniciência, ao segundo nível a omniprescença e no ultimo dan a onipotência, embora não conheça ninguém no terceiro dan que possa dar algum depoimento sobre o assunto.
Deixando um pouco a hierarquia da doutrina, todos os discipulos começam no kyu zero e com o passar dos ensinamentos vão se aprofundando no conhecimento do ki e avançando em nivel quando seus tutores entendem que os conteúdos principais relativos a aquele grau de evolução em específico foram atingidos. De início isso sempre foi feito apresentando o discipulos a outros tutores para que fosse testado. Esses testes sempre mudavam de acordo com o corum e não era baseado em métodos formais, sendo compostos quase sempre de sabatinas acerca do conhecimento do ki, provas práticas a respeito de determinados conteúdos e habilidades natas, quando se achava que somente aqueles que tinham aptidão deveriam ser treinados. Aos poucos houveram reuniões e consensos e foram definidos 6 aptidões requeridas para o sei hiu perfeito :

1 - Ser capaz de reunir em si, dobrar em si e captar em si o sopro vital de forma competente, de maneira a ser um representante digno das forças do cosmos.

2 - Conhecer os meios pelos quais o ki atua sobre si mesmo e todas as coisas, devendo mostrar eximia maestria , demonstrando profundamente ao menos um aspecto da atuação do ki.

3 - Compreender que o desejo é o ki em movimento e dominar o ki é condicionar todas as coisas as sua vontade, desde que isto seja harmoniozo.

4 - Reconhecer em si particula infinitésima do cosmos e ver em si todas essas possibilidades, tudo que é foi e será deve estar ao alcance de suas mãos.

5 - Perceber cada ser e cada coisa como uma extensão de si mesmo e ver a si mesmo como a totalidade da obra.

6 - Vivenciar que toda a sua vontade é soberana quando nasce de um desejo puro e evolui na vontade sincera e persistente.

Sendo assim foram criados os OROKUSHIKEN, os Seis grandes testes, ou os seis supremos testes, cada um avaliando cada um destes aspectos, um discipulo não pode ser gratificado com um kyu ou dan maior sem que passe pelo teste relativo ao seu ken. Não cabe falar agora no que consiste TODAS AS PROVAS, então vou falar da primeira, HONOO SHIKEN, o teste da chama. Este teste é amplamente conhecido pelos budistas do templo do sul na china e praticado pelos chapéus vermelhos ou mantos vermelhos do tibet. Este visa a primeira aptidão, a mais básica de todas. Se um neófito,i. e., aprendiz, deseja se tornar um sei hiu ele deve ter a capacidade de canalizar,controlar e perceber o ki em si e no que está ao seu redor. Para isso ele deve desenvolver a sua clarisensibilidade que é a habilidade mediunica responsável por sentir a energia, que é a correspondente espiritual para o tato. Além disso, ele deve por meio de exercícios, capacitar a mente e a respiração para que possa controlar o sistema energético para que o ki tenha o comportamento que deseja.


O que constitui esses exercícios e como controlar o ki, não é um segredo, ao contrário, é amplamente divulgado pelas artes marciais e outras técnicas esotericas orientais, mas não vou entrar em detalhes sobre o assunto agora. Inicialmente no honoo shiken, o candidato deveria controlar a chama como uma extensão do proprio corpo, uma magia chamada honoo youkusei, que faz parte da Ki no Oshieru, a doutrina da energia.Esta magia exige um controle por igual dos três aspectos CRIAR, CONTROLAR E ENTENDER. O problema é que eles não exigiam um grande ryouki, de maneira que qualquer um com um pouco de treinamento, conseguiria realizar a tarefa. Uma grande diferença do sei hiu para um individuo sem treinamento é a sua quantidade de energia desenvolvida por meio do treinamento e a sua capacidade de utilizá-la de forma ostensiva. Sendo assim a magia trocada pela shougekiha, magia da bujireiki no oshieru, ou doutrina das artes marciais com energia. Esta magia, também chamada onda de choque, consiste na concentração do ki por meio das mãos e sua explosão direcionada num unico sentido liberando uma grande quantidade de energia de uma vez só pelo ar, que é potencializada pelo rapido movimento do corpo que está com os atomos com os seus eletrons polarizados da forma correta no momento do seu uso. (Se você está lendo esse blog e não estuda comigo, então provavelmente não entendeu o que eu quiz dizer, mas deve compreender nos proximos posts), essa energia viaja pelo ar a uma velocidade muito grande e interrompe totalmente os fluxos de energia que estão em seu caminho como uma onda de inteferência. Esta técnica é pode ser utilizada para interromper chamas e é o uso dado no teste. O discipulo deve apagar 4 velas equidistantes ao seu redor utilizando sua energia.

O preparatório para essa prova serão descritos no proximo post.

Créditos : Uenzon Iukimura
Kenji Kaitou
Kenji Kaitou

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 27
Localização : teresopolis rj

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos